
Estrutura do curso:
Modalidade:
Este curso foi sistematizado e organizado didaticamente para o formato online, de maneira a garantir a compreensão dos conteúdos e a participação integral nas propostas, mesmo no contexto virtual.
Público-Alvo:
Profissionais, praticantes e estudantes das áreas de Yoga, Dança, Educação Física, entre outras abordagens corporais, com interesse em aprofundar os conhecimentos no Vinyasa Yoga.
Objetivo:
Este curso tem como objetivo formar instrutores de Vinyasa Yoga, expandindo o conceito de Vinyasa ao resgatar suas origens na preparação corporal nas artes do movimento da Índia antiga. A proposta integra enquanto fundamentos para a capacitação de instrutores:
(1) Estudos histórico-filosóficos do Hatha Yoga
(2) Vinyasa e suas origens: da tradição à contemporaneidade
(3) Estudos do corpo e do movimento
(4) Pedagogia interdisciplinar e processos criativos para o movimento
Os principais conteúdos serão apresentados abaixo, divididos por blocos temáticos para uma melhor compreensão, mas serão abordados de forma complementar durante o processo de formação.
Conteúdo programático
BLOCO 1
Fundamentos Histórico-Filosóficos do Hatha Yoga
Objetivo: Construir bases conceituais sobre o Hatha Yoga Tradicional, suas transformações históricas e as novas perspectivas contemporâneas.
Conteúdos:
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Cosmologia: A poética do corpo e do mundo entre Brasil e Índia
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Hatha Yoga Tradicional: Multiculturalidade
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Hatha Yoga Moderno: Adaptações e Difusão de novas práticas no contexto global
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Principais métodos e abordagens contemporâneas
BLOCO 2
Vinyasa e suas origens: da tradição à contemporaneidade
Objetivo: Contextualizar o conceito de Vinyasa e suas raízes no Natyashastra - as artes do movimento da Índia antiga; Compreender sua transformação e novas abordagens metodol´ogicas no contexto contemporâneo.
Conteúdos:
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História e origens do Vinyasa: do Nāṭyaśāstra ao Yoga Moderno
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Relação entre Yoga, Dança e Teatro no Natyashastra
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Conceitos fundamentais: Vinyasa (karaṇas, Aṅgahāras, Recakas e piṇḍībandhas)
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Integração dos elementos do movimento no fluxo Vinyasa: Devatas e Mahabhutas como poética
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Exercícios práticos de preparação física e expressiva baseados no Natyashastra, como técnicas de atuação corporal (āṅgikābhinaya), dança (nṛtta), luta em palco (ni-/yuddha) e treinamento físico (vyāyāma)
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Vinyasa no contexto moderno: principais métodos contemporâneos e suas diferentes abordagens.
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Da prática física à experiência meditativa
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Criando experiências físicas e criativas baseadas nos estudos apresentados
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Criação de sequências inspiradas em paisagens culturais entre Brasil e Índia.

BLOCO 3
Estudos do corpo e do movimento
Objetivo: Estudar o corpo de forma integrada, explorando conceitos de anatomia, biomecânica e sensório-percepção aplicadas ao ensino do movimento.
Conteúdos:
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Anatomia e biomecânica aplicadas a prática de Ásana:
(1) Estruturas axiais e apendiculares.
(2) Esqueleto, articulações e sistemas musculares.
(3) Core, músculos abdominais, dorsais e assoalho pélvico.
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Dinâmica da respiração: Músculos inspiratórios, acessórios e expiratórios.
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Conhecendo os pranayamas.
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Conhecendo os Ásanas

BLOCO 4
Pedagogia interdisciplinar e processos criativos para o movimento
Objetivo: Desenvolver habilidades e experiências para o ensino.
Conteúdos:
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Criatividade na prática vinyasa: improvisação e composição
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Planejamento de práticas e aulas que dialoguem com diferentes corpos e contextos
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Exercícios colaborativos e construção de um espaço criativo e integrativo na prática de hatha e vinyasa yoga
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Compartilhamento de experiências e reflexões sobre o aprendizado e experiências durante o processo
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Avaliação criativa: elaboração de uma aula ou prática baseada nos fundamentos do curso

Cronograma:
01 e 02 de fevereiro - 08h às 13h
22 e 23 de fevereiro - 08h às 13h
29 e 30 de março - 08h às 13h
26 e 27 de abril - 08h às 13h
24 e 25 de maio - 08h às 13h
28 e 29 de junho - 08h às 13h
26 de Julho - 08h às 13h
O que está incluso:

+ Certificado
O presente curso oferece certificado de formação profissional para instrutores de yoga com autenticação pela escola Fuja: Educação Interdisciplinar em Movimento, com validação ao ensino, pesquisa e extensão da CAPES (Ministério da Educação) e suporte do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia.

+ Material didático
Todos os materiais do curso serão fornecido digitalmente: apostilas, livros e recursos audiovisuais.
Todos os encontros serão 100% gravados e disponibilizados durante 1 ano após o encerramento das atividades da formação.
PROFESSOR-MEDIADOR
STHEFFERSON LIMA
Professor, pesquisador e integrante do Programa de Pós Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGD-UFBA).
Sthefferson Lima, criador e coordenador do projeto, é Bacharel e Licenciado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelo curso de Dança em intersecção com as Faculdades de Educação, Humanidades, Saúde, Artes e Ciências, e Qualificado pelo Programa de Pós-Graduação em Dança (Mestrado) onde desenvolve suas práticas e pesquisas acadêmicas sobre Yoga e Educação Somática. Durante a última década tem coordenado atividades de formação e pesquisa em diferentes instituições formais e informais de ensino, focando no desenvolvimento técnico e pedagógico de profissionais das áreas do corpo, do movimento e do yoga. Especialista em Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga e Yoga Restaurativo.

